Pesquisar este blog

1 de julho de 2011

Aprender a amar

Acho que a coisa mais difícil na vida é aprender a amar... amar de verdade como as pessoas precisam ser amadas... O ideal seria amar cada um como cada um gostaria de ser amado, mas como não sabemos nem mesmo o que é o amor, se conseguirmos amar cada um como cada um precisa já esta de bom tamanho.
 
Dificilmente encontramos o equilíbrio entre amar demais e de menos. Em casa acabamos amando tanto nossos queridos, pai, mãe, irmãos, cônjuge que muitas vezes os sufocamos impedindo-os de serem eles mesmos... fora de casa amamos tão pouco nossos amigos, colegas e vizinhos que somos muito indiferentes para percebermos suas necessidades e ajudá-los.
Nossa idéia de amor nos diz que se há amor o outro deve fazer tudo por nós independente de suas necessidades e dificuldades... idealizamos uma única forma de amor (a que aprendemos com nossa vivência) e não aceitamos outra forma. Será que existe só um jeito de amar... um jeito certo? Será que nós dominamos o jeito certo de amar?
 
 
Se evocarmos o amor ágape que Cristo nos ensinou podemos pelo menos caminhar na direção correta... é o amor perfeito que nós nunca conseguiremos alcançar, mas do qual quanto mais nos aproximamos melhor nos sentiremos. Impossível experimentá-lo sem ajudada do próprio Cristo, mas muito gratificante.
Isso porque nos torna menos exigentes conosco mesmos e com os outros. Quando percebemos que amar é simplesmente se aceitar e aceitar o outro como realmente é passamos para o estágio do desfrute do amor... ao invés de nos preocuparmos com grandes atitudes nosso foco passa para as pequenas atitudes do dia-a-dia como o silêncio na hora da raiva, o abraço na hora da tristeza, o olhar carinhoso na hora da fraqueza, o elogio na hora da insegurança...
 
 
Se entender o outro é tarefa impossível, podemos começar ouvindo a dica dos Titãs em Epitáfio “queria ter aceitado as pessoas como elas são... a cada um cabe alegrias e a dor que vai no coração” Esta é a melhor forma de aprender a amar!

2 comentários:

  1. Gostei... ou melhor, "Amei" como é bom falar de amor, dar amor e receber amor, porém ainda é melhor viver o amor. afinal, amor é vida, e Cristo nos amou, doando sua vida por nós.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pastor... vindo de voce é um elogio e tanto

    ResponderExcluir